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6 Dicas fundamentais para empreendedores de PRIMEIRA viagem

Uma pesquisa, não muito antiga, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica) em 2014, revelou que a cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. Esses dados são preocupantes porque mostram como os empreendedores estão pouco preparados. 

De fato, empreender é uma tarefa difícil, porém não é nada impossível. Pensando em ajudar você, que ainda está no início da caminhada, separamos 6 dicas que podem ser de grande valor.  


Tenha um planejamento sólido

Tudo deve começar com um planejamento eficiente, algo que muitos empreendedores de primeira viagem não fazem. Um bom planejamento é aquele que serve como guia de como começar e manter o negócio. Nele, deverá conter todos os pontos-chave do empreendimento, facilitando, dessa forma, uma ampla visualização sobre o mesmo. 

Existem diversas formas de se planejar um negócio, você deve estar atento para escolher aquela que seja mais conveniente para o seu tipo de empreendimento. O plano de negócios e o Canvas são exemplos de modelos de planejamento.


Encontre um mentor 

É muito importante que os empreendedores de primeira viagem tenham contato com um mentor. Por mais que você tenha planejado superbem o seu negócio, não é possível escapar por completo dos momentos de dúvida e insegurança. Por essa razão, o suporte de alguém mais experiente fará toda a diferença. 

Se você é um empreendedor de primeira viagem, tenha em mente que muitas pessoas já passaram pelas dificuldades que você está enfrentando hoje, e conseguiram ser bem-sucedidas. Para que a sua caminhada seja menos dolorosa e angustiante, tente encontrar essas pessoas! O mentor deve ser alguém de sua confiança, podendo ser um familiar, um amigo, colega de trabalho, etc. 


Separe as finanças do seu negócio das suas finanças pessoais 

Para que o seu negócio tenha uma gestão financeira saudável, é imprescindível que você separe suas despesas pessoais das contas da empresa. Você deve ter em mente que se não fizer essa separação, não conseguirá ter um olhar claro e preciso sobre a verdadeira situação financeira do seu negócio, o que pode acarretar diversos prejuízos. 

Em 2016 o Sebrae realizou um estudo com empreendedores que fecharam suas empresas para entender os motivos que os levaram a isso.  De acordo com esse estudo, a falta de gestão financeira eficaz foi um ponto de forte influência para o insucesso das empresas. Por essa razão, não deixe de separar suas finanças pessoais das finanças de seu negócio. 


Construa uma equipe que compartilha dos seus valores 

Para todos os líderes, é um grande desafio fazer com que seus colaboradores e parceiros atinjam os objetivos empresariais, dentro de prazo e condições específicas. Porém tudo fica mais fácil quando todos compartilham dos mesmos valores. 

Quando tiver que contratar alguém ou escolher um parceiro, tome um bom tempo para encontrar uma pessoa que realmente se encaixa no seu negócio, porém tome cuidado para não esperar que essa pessoa seja um clone seu. Esteja aberto para novas opiniões e sugestões. É sempre bom obter ideias de diferentes pontos de vista. Isso favorece o crescimento do seu negócio. 


Nunca se acomode

Empreender é um processo de constante crescimento e aprendizado. É importante que você esteja sempre atento às mudanças do mercado e as novas exigências de seus clientes para que o seu negócio nunca deixe de ser competitivo. 

Se você deseja sobreviver no mercado, deve estar sempre em busca de melhorias e crescimentos. O ideal, é que todos os dias você separe um tempo de reflexão sobre o seu empreendimento. Durante esse tempo, você vai buscar identificar quais são os problemas que ele está enfrentando, o que fazer para resolvê-los, quais pontos podem ser melhorados e aperfeiçoados, etc.  


Defina seu público 

Nos dias atuais, a competição entre as empresas é muito grande, sendo necessário que você conheça muito bem o seu público-alvo para conseguir manter-se no mercado. 

Hábitos de consumo, onde vivem, gostos e hobbies são todas informações importantes para que você se aproxime mais do seu público-alvo e possa oferecê-lo um melhor produto ou serviço. 

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