Capa da postagem

Como empreender em 2021: 5 tendências de negócio

Não existe hora errada para empreender, independente do momento econômico que o país estiver vivenciando, sempre é possível enxergar possibilidades.  

O ano de 2020 trouxe consigo muitas mudanças para o mercado. Empresas e consumidores tiveram de se adaptar ao novo cenário cheio de obstáculos. No entanto, mesmo em meio às dificuldades, novas tendências e oportunidades foram nascendo.  

Sabemos que o empreendedorismo exerce papel fundamental na recuperação econômica e, por essa razão, no texto de hoje, trouxemos 5 tendências de negócio para ajudar você a empreender em 2021. Não deixe de ler até o final! 


Clube de assinatura

Até setembro do ano passado, o mercado de clubes de assinatura havia crescido 10%, segundo dados da Betalabs divulgados na Valor Investe. Esse modelo de negócio não para de crescer e ganhar relevância entre os consumidores, sendo assim, representa uma boa oportunidade para empreender em 2021. 

Os clubes de assinatura funcionam da seguinte forma: os clientes assinam, por um valor fixo, determinado club, e recebem, por exemplo, semanalmente ou mensalmente, produtos ou serviços no conforto de suas casas. Em alguns clubes, o cliente já sabe o que vai receber, porém, em outros, os produtos são surpresas.   

Dentro dos clubes de assinatura os segmentos que mais se destacam são: livros, bebidas, alimentos, cuidados pessoais e pet. 


Venda de produtos vegetarianos e veganos

Muito se especula sobre a real porcentagem de vegetarianos e veganos no Brasil. Apesar de não se saber o número certo, é possível afirmar que grande parcela dos habitantes do país se simpatiza com as causas defendidas por esse grupo. 

Observa-se um aumento significativo pela procura de produtos sustentáveis e sem crueldade animal. As pessoas estão tendo mais acesso à informação do que nunca, o que tem causado uma mudança de consciência. Os valores dos consumidores estão se transformando, e junto a eles, as suas preferências e hábitos de consumo. Em decorrência de todo o mencionado, o mercado de produtos vegetarianos e veganos se mostra como uma forte tendência para 2021, como também para os próximos anos.  


Venda de cosméticos naturais e artesanais

De acordo com um estudo da Grand View Research, o mercado de cosméticos naturais, a nível global, deve atingir o valor de 48 bilhões de dólares até 2025

Como já mencionado, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes das causas ambientais. Além disso, o fator saúde é cada vez mais influente na decisão de compra dos consumidores. Em especial, membros das gerações mais jovens apresentam preocupação em verificar os ingredientes de composição dos cosméticos antes de comprá-los. 

Outra tendência que se observa hoje nas pessoas é a busca por uma reconexão com o natural e os saberes ancestrais. E são por todas as razões recém mencionadas, que os negócios que estiverem dispostos a responderem a essas novas demandas têm muita chance de sucesso em 2021. 


Serviços de TI

Já não é novidade que a pandemia provocou diversas mudanças no hábito de consumo das pessoas, e hoje, é mais evidente que nunca o papel essencial que exerce a tecnologia no mundo. 

Segundo dados do IDC Brasil publicados no Jornal do Comércio, o mercado de TI cresceu em 4,1% em 2020. Isso evidencia que empreender na área em 2021 é uma boa oportunidade, pois cada vez mais as demandas por esses serviços têm aumentado. 


Infoprodutos

Infoprodutos são aqueles que compartilham conhecimento, geram aprendizado e envolvimento. São exemplos: ebooks, webinar, cursos online, etc. Para 2021 eles são tendência, com destaque para as videoaulas e cursos online.

Antes da pandemia, muita gente tinha preconceito com a educação a distância, acreditavam que não funcionavam. Os ocorridos do ano passado serviram para tirar essas barreiras e mostrar que existem outras formas de estudar e aprender.