Faça isso se quiser que o seu negócio não dê certo!
Abrir e gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Exige muito esforço, dedicação e resiliência do empreendedor. Pensando em ajudar você nessa tarefa, separamos algumas atitudes que devem ser evitadas quando o objetivo é fazer um negócio dar certo. Confira abaixo!
Coloque a culpa nos outros
Na sua empresa você deve ser o responsável por tudo o que acontece, seja um acontecimento bom ou ruim.
Assumindo a postura de responsável, você terá mais controle sobre os eventuais problemas e conseguirá tomar as ações necessárias para resolvê-los.
Se você, que é o dono da empresa, não é capaz de assumir a posição de responsável por tudo o que acontece dentro dela, quem vai assumir? Na maior parte das vezes, ninguém! O que traz grandes prejuízos para o negócio.
Não se arrisque
O comodismo e o medo de enfrentar o desconhecido impedem o desenvolvimento dos negócios. Para inovar e crescer é preciso assumir riscos.
É importante lembrar que os riscos sempre podem ser medidos e controlados. A ideia não é tomar atitudes sem nenhum tipo de fundamento. Porém, por mais que se estude e se prepare para tomar uma atitude diferente, fazer uma mudança, nunca será possível ter certeza do resultado final. Por isso, é preciso ter coragem e assumir alguns riscos. Não é possível prever com segurança o resultado final, mas que você irá aprender muito com a experiência é algo certo.
Não valorize os seus funcionários
O desempenho dos seus funcionários influencia de modo direto na performance da sua empresa. Por essa razão, você deve saber qual é a melhor forma de gerenciá-los para que possam oferecer o melhor deles no trabalho.
Os funcionários têm família, problemas, lazeres e propósitos além do trabalho. Um bom gestor deve saber enxergar tudo isso. É importante estar atento para saber qual a melhor forma de lidar com os colaboradores. Ouvir e motivar os funcionários é uma forma de mantê-los satisfeitos.
Deixe suas finanças pessoais misturadas com as da sua empresa
Misturar as finanças pessoais com as empresariais é um erro muito grave e muito cometido por pequenos empreendedores.
Para que um empresário tenha pleno conhecimento da saúde financeira de seu negócio, ele precisa ter uma gestão financeira empresarial muito bem organizada. Ativos, passivos e patrimônio líquido devem poder ser visualizados com clareza.
Deixe o marketing de lado
O marketing é importante para que as pessoas tomem conhecimento da existência do seu negócio. Um produto ou serviço de qualidade não são o suficiente para lhe fazer vender.
O primeiro passo para fazer uma estratégia de marketing de qualidade é conhecer quem são seus potenciais clientes. A partir disso, você irá conseguir estabelecer qual é a melhor forma de chegar até esse potencial cliente e fazer com que ele conheça o seu negócio.
Pense sempre a curto prazo
A falta de um planejamento de longo prazo deixa o negócio sem direcionamento, o que consequentemente pode causar sua estagnação.
Planejar a longo prazo é importante para assegurar que a empresa está indo no caminho certo para alcançar os objetivos almejados. Nele, você irá colocar onde imagina o seu negócio daqui a alguns anos e de que forma pretende fazer com que ele chegue lá.
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