Como dizer adeus às dívidas: 5 passos simples
As dívidas causam enormes dores de cabeça, além de atrapalhar os sonhos e planos das pessoas. Por essa razão, se ver livre de débitos é o desejo de muita gente.
Existem pessoas que se enrolam tanto com as dívidas que chegam a perder a conta de quanto devem. Situações como essa causam enorme desespero, pois parece que nunca será possível viver sem estar devendo. No entanto, mesmo que difícil, para todo problema existe uma solução, e com as dívidas não é diferente. Pensando em ajudar você a tirar esse peso das costas, iremos apresentar neste texto 5 passos simples para dizer adeus às dívidas. Não deixe de ler até o final!
Conheça o valor total de todas as suas dívidas
O primeiro passo para dizer adeus às dívidas é identificar todas elas. É necessário saber o quanto do orçamento mensal é comprometido por débitos, pois dessa forma, é possível traçar melhores estratégias para se livrar deles.
É interessante que você liste seus débitos por ordem de atraso e urgência de pagamento. Na medida do possível, tente sempre dar prioridade para o pagamento das dívidas caras, ou seja, aquelas que possuem maior taxa de juros, como dívidas feitas no cartão de crédito e cheque especial.
Realize um controle financeiro
O controle financeiro é a utilização de ferramentas e processos úteis para o planejamento e a estruturação financeira, seja pessoal ou de um negócio. A prática do mesmo é de extrema importância para que seja possível alcançar objetivos financeiros, como quitar dívidas.
Um primeiro passo para realizar um controle financeiro é criar uma planilha de gastos. Comece com uma planilha de gastos mensais, onde você deve anotar todas as despesas do mês, de modo que seja possível somá-las.
Tendo consciência de como você anda empregando o seu dinheiro, fica fácil enxergar onde é possível economizar. Busque estabelecer objetivos mensais de economia.
Negocie com os credores
A partir do conhecimento claro sobre sua atual situação financeira, é hora começar a buscar negociações. Entre em contato com as instituições credoras e peça por propostas de pagamento das dívidas. Dessa forma, é muito possível que você consiga descontos e condições especiais de pagamento.
Troque dívidas caras por dívidas mais baratas
Trocar dívidas caras por outras mais baratas, ou seja, com juros mais baixos, é uma alternativa para conseguir livrar-se dos débitos. Nesse caso, você procura por alguma instituição que ofereça melhores condições de pagamento e transfere suas dívidas para ela.
Essa prática recebe o nome de portabilidade de crédito, pois a instituição nova quita a dívida antiga e cria uma nova com parcelas mais ajustáveis à sua capacidade de pagamento mensal. É possível, inclusive, reduzir a taxa de juros que você está pagando atualmente.
Busque mais conhecimento sobre educação financeira
A educação financeira é determinante para conseguir manter as finanças equilibradas. Além desse conhecimento ajudar as pessoas a quitarem suas dívidas, previne que elas criem outros débitos futuramente.
Nos dias atuais, é fácil ter acesso a bons conteúdos de educação financeira. Você pode comprar um livro, ler artigos na internet ou buscar canais no youtube. Não importa o modo como você queira consumir conteúdos de educação financeira, o importante é que você adquira esses conhecimentos.