Deixar de comprar por impulso: 7 dicas infalíveis
Quem nunca entrou em uma loja e acabou comprando mais do que havia planejado? Ou saiu de casa sem a intenção de gastar e voltou cheio de sacolas nas mãos?
Comprar uma ou outra coisa no impulso, ou seja, sem ter previamente planejado, não é exatamente um problema, o perigo está na frequência desse tipo de compra.
Não é de se surpreender que comprar por impulso prejudica o orçamento de qualquer pessoa, ocasionando, até mesmo, dívidas. Por essa razão, é necessário tomar o controle sobre os impulsos de gastar e reduzir ao máximo possível as compras sem planejamento.
O que são as compras por impulso?
As compras por impulso são aquelas feitas sem nenhum tipo de planejamento prévio, por exemplo, quando você sai para comprar um item e volta para casa cheio de sacolas nas mãos. Quem nunca, não é mesmo?
Nem todas as compras impulsivas são negativas, pois você pode comprar algo que realmente queria ou estava precisando, porém ainda não havia planejado a compra. No entanto, todos aqueles que desejam alcançar grandes objetivos e ter controle sobre suas finanças precisam buscar gastar sempre de modo consciente. Sendo assim, independente de ser uma compra útil ou não, as compras por impulso devem ser evitadas ao máximo.
Confira as três principais razões que levam as pessoas a comprar por impulso:
- Emoções
- Maus exemplos de como lidar com as finanças
- Pensar que está fazendo um bom negócio
A sensação efêmera de prazer do momento da compra leva muitas pessoas a gastarem por impulso. Às vezes, tiveram um dia ruim ou estão se sentindo um pouco para baixo, e encontram no ato de comprar uma forma de se sentirem melhor, nem que seja por alguns minutos.
Por outro lado, os exemplos que as crianças recebem em casa enquanto crescem também exercem influência nos hábitos de consumo na vida adulta. Por nunca terem aprendido a se planejar e poupar dinheiro, acabam tornando-se adultos compulsivos.
Outra razão que leva muita gente a comprar por impulso é a sensação de estar fazendo um excelente negócio. As empresas se aproveitam da nossa tendência de comprar sem pensar e fazem suas ofertas parecerem imperdíveis.
7 Dicas dicas para você deixar de comprar por impulso:
Não compre quando estiver triste ou irritado
Esta é uma dica clássica: não saia para comprar quando estiver aborrecido, triste ou irritado! Evite usar o ato de comprar como uma forma de se sentir melhor.
É preciso lembrar-se que no momento da compra você se sente muito bem, mas essa sensação é efêmera, e quando ela passar, você se sentirá ainda pior que antes.
Espere para comprar
Quando tiver vontade de comprar algo, espere um tempo para realizar a compra. Você mesmo pode estabelecer esse período de tempo, por exemplo, uma hora, uma semana, etc. O importante é que se contenha e não compre de modo imediato.
Esse espaço de tempo irá permitir que você reflita se o seu orçamento permite a compra, e, o mais importante, se você precisa do que quer comprar.
Não saia para comprar com pessoas que gostam de gastar demais
Não saia para comprar com pessoas que gostam de gastar demais, pois com elas você se sentirá ainda mais encorajado a comprar de modo compulsivo.
Faça uma lista de coisas que deseja e precisa
Ter uma lista de desejos e necessidades de compras traz inúmeras vantagens. A partir dela, é possível planejar-se melhor e estabelecer prioridades.
Já lhe aconteceu gastar com coisas supérfluas e depois terminar sem dinheiro para atender necessidades realmente importantes?Então, a lista irá ajudar que situações como essa não ocorram.
Tome cuidado com as promoções
Muitas promoções são feitas com o objetivo de causar urgência nos consumidores e fazê-los comprar por impulso. Esteja atento para não cair nessas armadilhas. Comprar algo na promoção não necessariamente significa uma vantagem.
Saia para comprar com um plano em mente
Quando sair para comprar, saiba exatamente o que está indo comprar. Isso lhe ajudará a ter foco no seu objetivo e vencer as tentações de comprar.
Tenha objetivos
Estabeleça objetivos financeiros. Por que você não quer gastar o seu dinheiro com bobagens? Deseja viajar mais? Adquirir uma casa própria? Quitar dívidas? É importante que você determine bons objetivos financeiros, pois eles lhe ajudarão a ter motivação para continuar se esforçando para não comprar por impulso.