Capa da postagem

Reserva de emergência: entenda a importância de criar a sua.

Vivemos em uma sociedade que nos estimula a gastar o tempo inteiro. No entanto, para ter uma vida mais equilibrada e segura, é preciso desviar-se desse caminho e começar a poupar dinheiro. 


Neste texto você irá descobrir: 

  • O que é reserva de emergência.

  • A importância da reserva de emergência

  • Como deve ser uma reserva de emergência.

  • Dicas para criar uma reserva de emergência. 


O que é reserva de emergência? 

A reserva de emergência, também chamada de fundo de emergência, é um montante de dinheiro separado para se precaver de eventualidades que possam suceder

Cada vez mais, temos a certeza de que não temos controle sobre os acontecimentos ao nosso redor. A pandemia causada pela Covid 19, que tem afetado a economia mundial, é um grande exemplo disso. E são por razões dessa natureza que existe a reserva de emergência.


Qual a importância da reserva de emergência? 

Possuir uma reserva de emergência caracteriza um ato de prudência. Como já mencionado, não estamos no controle sobre os acontecimentos ao nosso redor, sendo assim, devemos nos precaver, da melhor forma possível, para evitar males maiores quando situações desagradáveis, fora do nosso controle, sucedem. 

Pode ser uma crise econômica, uma doença, a necessidade de reformar uma casa, etc. São inúmeras as situações que podem chegar de surpresa. Muitas pessoas, diante desse tipo de acontecimento, precisam recorrer a dívidas com juros altos, como cartões de crédito ou empréstimos sem garantia, tudo em razão de não possuírem uma reserva de emergência. 


Como deve ser uma reserva de emergência? 

No momento da urgência, o dinheiro presente na reserva de emergência precisa ser acessado de modo imediato. Portanto, essa reserva precisa ser um ativo de alta liquidez, tendo em vista que ativos com essa característica são aqueles que podem ser convertidos com facilidade em dinheiro. 

Outro ponto importante é que o investimento escolhido para a reserva de emergência não pode ser volátil, ou seja, sofrer grandes oscilações para cima ou para baixo. Isso porque nunca se sabe quando a urgência pode aparecer, e você pode se ver obrigado a retirar o seu dinheiro do investimento em um momento não oportuno. 


3 Dicas para criar uma reserva de emergência:


Calcule o tamanho desejado para sua reserva 

Qual o tamanho ideal para reserva de emergência? No geral, recomendam que ela possua a quantidade de dinheiro necessária para cobrir de 6 a 12 meses das suas despesas mensais. Para que você estabeleça esse valor, precisa conhecer com clareza a sua situação financeira


Corte gastos 

Para conseguir juntar a quantia desejada na sua reserva de emergência, com certeza terá de começar a cortar alguns gastos. 

Realize seu controle financeiro em uma planilha, digital ou não, e esteja sempre atento para eliminar todas as despesas passíveis de serem eliminadas. 


Estipule metas mensais 

Estabeleça qual é a quantia que você deseja salvar por mês para a sua reserva de emergência. Isso lhe ajudará a manter-se focado e motivado em seu objetivo.