Capa da postagem

Passos para um planejamento financeiro de longo prazo

O planejamento financeiro de longo prazo serve para controlar as finanças visando alcançar objetivos futuros. Nem tudo se conquista de modo imediato e, por essa razão, é indispensável ter uma organização para que os sonhos mais audaciosos possam se concretizar. 


O que é planejamento financeiro de longo prazo?


O verbo planejar está vinculado às ações de organizar e planificar. Sendo assim, planejamento financeiro, de um modo geral, nada mais é do que a organização e planificação das finanças com o objetivo de cumprir com as obrigações e alcançar objetivos. 

O planejamento financeiro pode ser de longo ou curto prazo. O primeiro serve para equilibrar a renda familiar com os gastos diários. Em contrapartida, o segundo visa o alcance de objetivos futuros, os quais necessitarão tempo para que possam ser concretizados. 

Para muitas realizações é necessário planejamento e persistência. Comprar uma casa, abrir um empreendimento e ter uma previdência privada são alguns objetivos que, dificilmente, podem ser realizados sem um longo período de organização. Muitas pessoas, por não saberem priorizar e se organizar financeiramente, terminam nunca alcançando grandes conquistas.  


Passo a passo para o planejamento financeiro de longo prazo


Estabeleça suas metas e objetivos

O primeiro passo para o planejamento de longo prazo é estabelecer o que se deseja alcançar através dele. Tenha objetivos claros em sua mente, pois isso é o que lhe fará tomar as ações necessárias para concretizá-los. 

Sente-se em um lugar confortável, pegue uma caneta e um papel e se pergunte: O que desejo alcançar daqui a três anos? E daqui a cinco?. Anote as respostas no papel e coloque-as como metas em sua vida. 


Coloque prazos

Já sabendo o que se deseja alcançar, é hora de estabelecer os prazos corretos para cada objetivo.  Assentar bem os prazos é o que traz senso de direção e ajuda a não desviar do caminho. 

Os prazos também são importantes para o estabelecimento do valor a ser economizado por mês. 


Revise sua renda e suas despesas

Tenha controle do quanto você ganha e do quanto gasta. Uma dica é manter uma planilha de gestão de gastos. Nela, você irá registrar absolutamente todas as vezes que abriu a carteira, conta de luz e água, mercado, um lanche na rua, o importante é nunca esquecer de anotar nada. Dessa forma, você conseguirá visualizar com clareza para onde está indo seu dinheiro, ficando mais fácil de identificar os lugares onde é possível economizar.  


Escolha como vai guardar o dinheiro poupado

É importante que você escolha como irá guardar o dinheiro que está economizando. Estude e invista em uma aplicação que pague juros e proteja o seu dinheiro da inflação. A poupança só é boa opção para guardar valores por pouco tempo, pois ela não se classifica como investimento, já que possui rendimento muito baixo.  


Atente-se para o fato de que não é possível cumprir um planejamento de longo prazo sem a existência de um de curto prazo. Para mais informações sobre como realizar um planejamento financeiro de curto prazo e manter suas contas do dia a dia sob controle, acesse aqui