Dicas para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês
Aperto financeiro no fim do mês é a realidade de muita gente. Será que é possível pagar as contas e ainda fazer o dinheiro sobrar? Saiba que isso é mais que possível! Porém exige um pouco de esforço. Leia, agora, algumas dicas para ajudar você na missão de terminar o mês com dinheiro no bolso.
Anote seus ganhos e gastos
Anotar todos os seus gastos lhe tornará mais consciente de onde você anda empregando o seu dinheiro, do mesmo modo, anotar seus ganhos lhe fará ciente do quanto realmente pode gastar.
Você pode fazer o controle de entrada e saída de dinheiro através de planilhas eletrônicas ou em um caderninho. Faça da maneira mais conveniente possível. No início, é necessário um pouco de esforço para estar sempre lembrando de anotar tudo, mas com o tempo, se torna um hábito.
Elimine gastos desnecessários
Para que você veja o seu dinheiro sobrar no fim do mês, é necessário se livrar de todos os gastos desnecessários.
Tente pensar onde você gasta o seu salário, mas na verdade, não recebe nenhum valor em troca. A dica anterior, de anotar todos os gastos do mês, irá lhe ajudar muito a visualizar as despesas que podem ser cortadas.
Coma em casa/ Leve comida para o trabalho
Comer em restaurante ou pedir comida é muito mais cômodo do que arrumar marmita para levar para o trabalho todos os dias. Porém essa comodidade é algo, que muitas vezes, não podemos nos dar ao luxo.
Passar a cozinhar em casa pode trazer a você uma série de benefícios. Além de economizar um dinheirão, ficará muito mais fácil se alimentar de modo mais saudável.
Faça lista de compras para o mercado
Quem nunca ficou surpreso com o valor das compras depois de passar pelo caixa? Fazendo as compras de modo mais consciente, é possível economizar uma boa quantia de dinheiro.
A dica é só ir ao supermercado de barriga cheia e com uma listinha em mãos. Por mais que pareça tentador sair levando tudo o que se vê pela frente, tente se conter em comprar somente os itens que estão na lista. Você vai ver a diferença que essa atitude fará no seu bolso no fim do mês!
Tome o cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito costuma ser um problema para muitas pessoas. Isso acontece, porque comprando através dele, é mais fácil perder a conta do quanto se gastou.
Sempre que possível, é melhor sacar no banco a quantia que você está disposto a gastar e sair de casa sem o cartão de crédito. Deste modo, irá evitar pagar juros de cheque especial por ter feito contas que não cabiam no seu orçamento.
Tenha objetivos claros com o dinheiro
Estabelecer objetivos são ótimas formas de se manter focado e não gastar mais do que deve. Pergunte a si mesmo: o que vou fazer com o meu dinheiro? Quais são meus planos?
Primeiro, planeje como irá pagar as suas contas que são certas. Depois, comece a estabelecer outros tipos de objetivos. Eles podem ser: fazer uma viagem, fazer uma aplicação financeira, etc. O importante é que você tenha em vista como quer gastar o seu dinheiro, pois dessa forma, será mais fácil dizer não às compras fúteis e desnecessárias.