5 Dicas para ensinar finanças aos filhos
Um estudo feito pela Universidade de Cambridge, localizada no Reino Unido, mostrou que os hábitos financeiros das crianças são formados por volta dos sete anos de idade, ou seja, quando elas ainda são bem pequenas. Isso mostra que a educação financeira deve começar cedo para evitar que elas cresçam adultos que não sabem lidar com o próprio dinheiro.
Confira abaixo 5 dicas para ensinar finanças aos filhos.
Explique de onde vem o dinheiro
Muitos pais esquecem de explicar aos seus filhos que o dinheiro não cai de árvores. É importante mostrar às crianças que para ganhar dinheiro é preciso se esforçar e trabalhar e, por isso, não se deve gastar sem consciência.
Não simplesmente dê dinheiro para o seu filho, o ensine a merecer. Uma forma legal de fazer isso é através de recompensas por tarefas. Delegue tarefas compatíveis com a idade do seu filho e, em troca das tarefas concluídas, dê a ele uma recompensa.
Ensine sobre o equilíbrio entre receber, guardar e gastar
É importante ensinar para as crianças desde bem pequenas a importância de guardar uma parcela do que se recebe, gastar com responsabilidade e de forma consciente. Fazendo isso, você estará evitando que o seu filho cresça um adulto que não sabe lidar com as próprias finanças e viva em problemas com o dinheiro.
Ensine a esperar para depois comprar
Muitas pessoas são impulsivas, não sabem esperar e se planejar para fazer uma compra. A impulsividade as faz adquirirem coisas que não precisam, o que causa endividamento e falta de recursos para o que é realmente necessário.
Ensinar as crianças a esperar um pouco para comprar algo desejado é uma forma de fazê-las dar valor no que possuem e também nas futuras aquisições.
Inclua os filhos nos assuntos financeiros
Muitos pais deixam os assuntos financeiros somente para os adultos, o que é um erro. É preciso mostrar para as crianças que existem obrigações e contas que devem ser honradas todos os meses e, para que isso aconteça, é necessário que a família tenha um equilíbrio financeiro.
Mostre aos seus filhos quais contas são pagas todos os meses e quais investimentos a família realiza. Isso fará com que eles entendam mais sobre a realidade e se tornem mais conscientes sobre como gerenciar o dinheiro.
Dê um bom exemplo
De nada adianta você querer ensinar aos seus filhos o certo sobre como controlar o dinheiro se você mesmo, como pai ou mãe, não é capaz de dar um bom exemplo.
Pense que você é um modelo para os seus filhos. A maneira como você atua, irá exercer grande influência sobre como eles irão agir também. Por isso, seja o primeiro a mostrar qual é o modo certo de lidar com as finanças.