Disciplina financeira: como guardar dinheiro e investir podem transformar a sua vida
O que é ter disciplina financeira?
Disciplina financeira refere-se à capacidade de poupar e gastar com equilíbrio, a fim de alcançar metas e objetivos monetários. Sendo assim, é correto afirmar que disciplina financeira é uma qualidade importantíssima para a garantia de execução do planejamento financeiro.
A falta de disciplina financeira leva as pessoas a gastar de modo inconsciente e desregrado. Como consequência disso, terminam nunca tendo dinheiro para investimentos maiores.
Outro resultado ruim causado pela ausência dessa disciplina é o acúmulo de dívidas, razão de grandes dores de cabeça em muitas famílias brasileiras.
Sendo assim, fica bem claro que a disciplina financeira é um tema que deve ser tratado com seriedade por todos aqueles que buscam manter o equilíbrio e a saúde das finanças.
Como conseguir investir e guardar dinheiro?
Pense na quantidade de coisas que você poderia fazer se conseguisse poupar e investir mais o seu dinheiro. Talvez o seu sonho seja poder viajar mais, adquirir um imóvel próprio ou investir no seu negócio, porém, infelizmente, você nunca consegue fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.
Saiba que você não está sozinho nessa! Muitas pessoas têm dificuldade de fazer uma reserva e começar a investir dinheiro. E sabe o que falta para a maior parte delas? Planejamento. Não deixe os seus objetivos somente na sua cabeça, os coloque no papel e comece a planejar suas estratégias para alcançá-los.
Porém, como já mencionado anteriormente, só planejar também não é o bastante. A disciplina é um ponto fundamental para que você não saia dos trilhos e alcance todo o planejado.
Sendo assim, podemos dizer que disciplina e planejamento são os dois pontos-chave para você conseguir investir, guardar dinheiro e, assim, transformar a sua vida para a melhor.
Dicas para conquistar mais disciplina financeira:
-
Conheça todos os seus gastos
-
Defina prioridades
-
Fuja dos parcelamentos
Conheça todos os seus gastos
O melhor método para conhecer a fundo suas despesas é anotar todos os seus gastos, isso quer dizer, todas as vezes que você gastar com alguma coisa, mesmo que seja só um real, você deve anotar. Para a realização dessas anotações, o legal é a construção de planilhas, que podem ser eletrônicas ou não.
Defina prioridades
Agora que você já sabe por onde anda empregando o seu dinheiro, é hora de definir prioridades. Trate de entender quais despesas são inevitáveis e quais podem ser cortadas. A partir disso, irá notar como o dinheiro passará a render mais nas suas mãos.
Fuja dos parcelamentos
Os parcelamentos infinitos dificultam o controle financeiro e podem ser armadilhas que levam os consumidores a gastar muito mais do que podem. Sendo assim, sempre que possível, dê preferência para realizar o pagamento das compras à vista.