Capa da postagem

Contas apertadas? 6 Dicas para diminuir os gastos em casa.

Está com as contas apertadas, não é mesmo? Se o dinheiro estivesse sobrando acredito que não estaria aqui. Mas pode ir se acalmando que sempre existe uma saída para todas as situações. 

Se você está disposto a mudar hábitos domésticos para ver o seu orçamento respirando mais aliviado, saiba que está no lugar certo! Confira nossas 6 dicas, não deixe de ler tudo até o final! 


Cozinhe em casa

Você é uma daquelas pessoas que gasta horrores com deliverys de comida? Se realmente deseja tirar suas contas do sufoco, é hora de mudar essa situação! 

Cozinhar a própria comida é muito mais barato do que comprar. E nada de dar desculpas de que não sabe ou não tem tempo para preparar. Em primeiro lugar, cozinhar é prática, quanto mais você pratica, mais você vai se tornar bom nisso. Sobre a questão do tempo, o que você precisa é definir prioridades. Se começar a fazer sua própria comida for algo realmente importante para você, vai conseguir encontrar o tempo necessário. Até porque pratos mais simples não demoram tanto assim para serem preparados. 


Leve marmita para o trabalho

Já parou para calcular o quanto você gasta almoçando fora todos os dias? Tenho certeza que se fizer o cálculo irá perceber que no final do mês essa soma pesa bastante no seu bolso. Então, por que não passar a levar marmita para o trabalho? 

Dois fatores são determinantes para você optar por levar marmita para o trabalho: dinheiro e saúde. Além do alívio que você dará para suas finanças, também vai passar a ter controle sobre a qualidade dos alimentos que você estará ingerindo todos os dias. 


Faça lista de compras de supermercado

Quem nunca acabou comprando mais do que devia quando foi ao supermercado? Pois é! Esse é um deslize bem comum, mas que no fim do mês termina nos custando bastante caro. 

Para resolver essa situação, passe a não entrar em supermercados sem uma lista de compras em mãos. Essa lista irá ajudar você a dizer não para as tentações, e colocar no carrinho somente os itens que realmente precisa.  


Faça compras de segunda mão

Está precisando comprar roupas, móveis ou eletrônicos? Quem sabe você não consegue o que deseja de segunda mão. Geralmente, itens usados sempre possuem preços mais em conta. 

Comprando de segunda mão você ajuda o meio ambiente, pois dá vida a algo que, caso o contrário, iria para o lixo, e, além de tudo, economiza um bom dinheiro. 


Cancele assinaturas 

Essa dica é de ouro para quem quer diminuir os gastos em casa. Cancele assinaturas que você não utiliza com frequência. Tem Netflix, mas quase não assiste? Cancele! Assina um clube de beleza, mas nem usa tudo que chega para você? Cancele! 

É impossível ficar citando todas as assinaturas que estão disponíveis no mercado. Cabe a você identificar quais delas possui e se realmente consegue extrair algum tipo de benefício delas.  


Reduza o consumo de energia elétrica 

Já tomou aquele susto quando chegou a conta de luz da sua casa? Pois bem, está na hora de começar a ter atenção com o seu consumo de energia elétrica. 

Você sabia que a iluminação pode ser responsável por cerca de 20% do total do consumo de energia de uma casa? Por essa razão, é preciso levar em consideração o modelo de lâmpada que é utilizado em sua residência. Trate de optar por um que demande um consumo de energia menor. 

O ar-condicionado e o chuveiro elétrico são campeões em consumo de energia. Tente economizar no uso deles. É claro que não é para você ficar sem tomar banho, não é isso que a sociedade espera de você. Porém não precisa ficar refletindo sobre a sua vida enquanto está debaixo do chuveiro, estamos combinados?